Desde a algum tempo a esta parte, que me tenho debruçado sobre a
inteligência emocional vs inteligência. Sendo que, ultimamente, penso na
educação actual e verifico que esta não dá relevância aquilo que é a nossa
capacidade de gerir as emoções.
Comprovado está que o
quoficiente de inteligência (QI) é tão importante quanto o quoficiente
emocional (QE). Muitas vezes questionamos-nos sobre o facto daquela XPTO pessoa
conhecida ou denominada por "inteligente" não ter um posto
eq...uivalente ao nível de inteligência. o que acontece muitas vezes,
(obviamente não se pode excluir outros factores, como o meio, escolhas,
decisões próprias) é que a pessoa apesar de (re) conhecidamente inteligente,
não possui caracteristicas emocionais que lhe permitam controlar, lutar, por um
patamar mais alto. No entanto, o contrário também é verdade. Pessoas com um QE
mais elevado, comparativamente ao QI, conseguem singrar tanto a nível pessoal
como profissional na sociedade uma vez que são capazes de dominar as emoções, identificando
possíveis focos de (des) controlo, o que lhes dá a capacidade de tomada de
decisões com maior discernimento, lutando de forma resiliente pelos seus
objectivos.
Como sabemos, todo o "nosso mundo" é composto por
relações que envolvem consecutivamente, momentos de interacção entre chefias,
colegas, amigos e familiares.
Ora, o factor interessante, é que o QE pode ser trabalhado,
todos nós nascemos com a capacidade de aprender e deste modo a gestão das
emoções pode se trabalhada. Por outras palavras, uma pessoa que não possua
auto-controle emocional, pode perfeitamente aprender.
Goleman, no seu livro Inteligência Emocional (IE), defendia que
a educação é a mãe do QE, e que esta devia ser trabalhada desde muito pequeno.
Contudo, é notório que continuamos a dar especial relevância à inteligência.
Quantos de vós, já ouviram falar neste conceito?
Ainda no seu livro, Goleman, elabora um mapa em que divide a IE
em cinco habilidades, das quais as 3 primeiras dizem respeito à Inteligência
Inter-pessoal, que envolve a capacidade de entender os outros, como trabalham,
o que as motiva, sendo elas:
1. Auto-Conhecimento Emocional: (re) conhecer um sentimento;
2. Controle Emocional - controlo dos sentimentos adequando-os à situação;
3. Auto-Motivação - capacidade de se motivar e atingir os seus próprios
objectivos.
E, a Inteligência Intra-Pessoal, que se trata basicamente do
mesmo, mas voltada para nós. É a capacidade que temos de tabalhar de forma
construtiva.
4. Reconhecimento de emoções que advem das outras pessoas
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
Este tema, é um assunto recorrente, vários são os estudos, as
teorias voltadas para esta temática.
Ser mais e melhor, depende do QI, grande grande se deve ao QE,
que não é inato, trabalhar e sobretudo ter consciência das nossas emoções
traduz-se num melhor desempenho pessoal e profissional.
Posto isto, a paixão por este assunto está adormecida, está na
hora de terminar o meu mestrado.
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