sábado, 16 de janeiro de 2016

As atividades da vida diária (AVD´s)


As atividades da vida diária (AVD´s), dividem-se em atividades básicas da vida diária tarefas próprias do auto cuidado, como a alimentação, vestir-se, controlar as esfíncteres, tomar banho, andar, entre outras. E as atividades instrumentais da vida diária indicativas da capacidade para levar uma vida independente na comunidade, como realizar as tarefas domésticas, ir às compras administrar as próprias medicações, manusear o dinheiro, entre outras.

Já as atividades avançadas da vida diária, são marcadores de atos mais complexos ligados a maioria à Auto motivação, como trabalham, atividades de lazer, exercício físico, entre outros.

Segundo Pitaud (1999), alem das atividades mencionadas em cima, refere ainda, não é apenas a incapacidade que cria a dependência, mas sim o somatório da incapacidade com a necessidade, logo é um processo dinâmico cuja evolução pode ser modificar ate prevenir ou reduzir caso haja ambientes e assistência adequada.

As AVDs consistem nas tarefas de autocuidado, como tomar banho, vestir-se, alimentar-se, deitar/levantar da cama, usar o sanitário, atravessar um cômodo caminhando e são os indicadores de incapacidade funcional mais frequentemente utilizados. As AVDs se baseiam no índice de Katz, construído em 1963 por Sidney Katz e colaboradores39. Essa medida reflete um substancial grau de incapacidade. Quando os indivíduos são incapazes de realizar as tarefas de cuidados básicos, eles tornam-se dependentes de cuidadores. Em geral, quanto maior o número de dificuldade que uma pessoa tem com as AVDs, mais severa é a sua incapacidade. A prevalência de dificuldade ou necessidade de ajuda para realizar AVDs é inferior às demais medidas de incapacidade funcional.



Katz S,Ford AB, Moskowitz RW, Jackson BA, Jaffe MW. Studies of illness in the aged. The index of ADL: a standardized measure of biological and psychosocial function. JAMA 1963; 185(21):914-919.   



Katz S. Assessing self-maintenance: activities of daily living, mobility, and instrumental activities of daily living. J Am Geriatric Soc 1983; 31(12):721-727.       


Sem comentários:

Enviar um comentário