sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O papel do educador social na deficiência


O papel do educador social na deficiência


 

O educador social é um técnico que rege-se pelas suas competências e funções que definem o seu papel no meio social.

Independentemente do processo educativo, a intervenção na área da deficiência torna-se imprescindível ter conhecimentos, saber de forma abrangente o problema ou a questão a tratar, o educador tem de ter conhecimentos para que consiga justificar de forma objetiva a razão pelo qual agiu desde a intervenção à orientação. Possuir aptidões também é importante, pois está relacionado com o saber fazer no qual permite desenvolver as suas capacidades que o levaram a um bom desempenho das suas funções, são também chamadas as competências técnicas levando a uma boa aplicação dos conhecimentos. Para além disso é fulcral ter em conta as atitudes, a forma como o educador age perante o problema, deficiência, a maneira como o educador estabelece a intervenção realizada, no qual terá de saber ser um profissional com capacidades e acima de tudo definir-se de acordo com aquilo que faz, age (ROMANS, PETRUS, TRILLA, 2003) (ver figura nº1).

O educador social quando “está em campo” tem de conhecer bem a realidade no qual se irá inserir, para que assim consiga desempenhar as suas tarefas e funções que lhe competem. Para a realização do seu trabalho interessa sempre criar uma boa relação com o cliente de forma a ajudá-lo e permitindo-lhe assim uma melhor qualidade de vida e o autocontrolo das suas atividades diárias. A intervenção destes profissionais é fundamental, e emergente para atenuar esta realidade social.

Conhecimentos (Saber)

Aptidões
(saber fazer)

Atitudes (saber ser)
Habilidades sociais (saber estar)

 
Figura nº 1: Capacidades do Educador Social
 
 


 

 

 

 

 

 

 Autora: Tânia Silva
 

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