O papel do educador social na deficiência
O
educador social é um técnico que rege-se pelas suas competências e funções que
definem o seu papel no meio social.
Independentemente
do processo educativo, a intervenção na área da deficiência torna-se
imprescindível ter conhecimentos, saber de forma abrangente o problema ou a
questão a tratar, o educador tem de ter conhecimentos para que consiga
justificar de forma objetiva a razão pelo qual agiu desde a intervenção à
orientação. Possuir aptidões também é importante, pois está relacionado com o
saber fazer no qual permite desenvolver as suas capacidades que o levaram a um
bom desempenho das suas funções, são também chamadas as competências técnicas
levando a uma boa aplicação dos conhecimentos. Para além disso é fulcral ter em
conta as atitudes, a forma como o educador age perante o problema, deficiência,
a maneira como o educador estabelece a intervenção realizada, no qual terá de
saber ser um profissional com capacidades e acima de tudo definir-se de acordo
com aquilo que faz, age (ROMANS, PETRUS, TRILLA, 2003) (ver figura nº1).
Conhecimentos
(Saber)
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Aptidões
(saber fazer)
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Atitudes (saber
ser)
Habilidades sociais (saber
estar)
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Figura nº 1: Capacidades do
Educador Social
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