terça-feira, 11 de setembro de 2012

Projeto jogo bullying escolar ... “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” ...

Como Educadora Social e no âmbito de conclusão do mestrado na mesma área, no Instituto Politécnico de Bragança optei pela realização de um projeto, projeto este de prevenção primária do bullying escolar.
A minha escolha reverteu para o desenvolvimento de um projeto, pois em termos pessoais e profissionais era algo que me enriqueceria mais, pois sustento a ideia que como parte integrante de uma sociedade mais do que indignar-nos devemos implicar-nos. Neste sentido e uma vez que o bullying é um tema atual, com o qual nos deparamos diariamente em diversos meios de comunicação social e em distintos estabelecimentos de ensino, sendo muitos os estudos e investigações que corroboram a ideia de que esta problemática se encontra presente em muitas escolas a nível internacional e nacional esta foi a problemática escolhida.
Como uma das partes integrantes do meu projeto e com o objetivo de constatar que o bullying desde cedo começa a emergir procedi à realização de uma investigação empírica (estudo) com professores de 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico, onde verifiquei que o bullying efetivamente começa a emergir desde o 1º e 2º Ciclo e a prevenção neste âmbito revela-se escassa e pouco eficaz. Perante esta constatação nasce a criação e desenvolvimento do projeto: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” que consistiu na criação de um jogo de prevenção primária do bullying escolar.
Visando a melhoria de uma realidade, pretendi integrar no mesmo os conceitos:
EDUCAÇÃO, JOGO E NOVAS TECNOLOGIAS!
Este jogo destina-se a crianças do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e é composto por um quite que inclui dois tipos de jogos: um manual de tabuleiro e outro digital, o primeiro jogo de bullying para iPad em Portugal.
Relativamente ao jogo manual é constituído por um tabuleiro composto por 40 casas que as crianças têm de percorrer com o objetivo de chegar ao chamado Parque da Prevenção do Bullying Escolar. Para este jogo criei uma serie de regras que devem ser respeitadas e que veem descritas com linguagem adequada à leitura das crianças (pois é desde cedo que devemos incutir nas nossas crianças REGRAS, que devem ser respeitadas e cumpridas). Para se poder jogar este jogo existem marcas e dados e é permitido a participação no jogo de duas até seis crianças.
Constituído por 52 cartões: 30 com questões sobre bullying; 8 com mensagem de texto e desenhos e 14 com as denominadas pegadas da prevenção. Estes cartões estão organizados em grupos no tabuleiro: O grupo colorido - O grupo mensagens-bilhetinho e o grupo das pegadas verdes. Existem ainda as chamadas chaves douradas que permitirão no final a entrada do parque infantil onde reina a prevenção do bullying.
Nas questões criadas tentei utilizar as palavras que as crianças utilizariam, neste sentido pedi a colaboração de crianças para este propósito.
No que diz respeito ao jogo digital o mesmo rege-se pelos mesmos princípios do jogo de tabuleiro, tendo sido aproveitados elementos do primeiro jogo para a construção deste, nomeadamente o Parque da Prevenção, bonecos-mascote e algumas questões. Sendo o Parque da Prevenção o molde inicial do jogo: A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir, no jogo eletrónico após a sua instalação no computador este é a porta de entrada no jogo. Após o primeiro jogador entrar na porta de entrada para o Parque da Prevenção, no seu interior, depara-se com um parque infantil onde se encontram uma serie de baloiços e onde em quatro destes existem jogos associados ao bullying.
Após a seleção de um destes jogos (1, 2, 3, 4) começa a diversão associada à aprendizagem. O primeiro jogo (1) é denominado «Jogo das palavras», o segundo jogo (2) é denominado de «Jogo de memória», o terceiro jogo (3) denominado de «Jogo das perguntas» e o quarto jogo (4) é o «Jogo do desenho».
Este jogo foi criado para ser utilizado num Sistema Operativo Multiplataforma, ou seja, é possível utilizá-lo em iPad, Android, Mac, Windows e Linux.Como
Como vantagens na elaboração deste projeto destaco a participação de crianças na sua elaboração e o jogo tanto permitir a interação a quem tenha conhecimento prévio sobre a temática do bullying, como permitir a aquisição de conhecimentos a quem o não tem.
Considero que a utilização das novas tecnologias será uma janela fantástica de fomentação e aquisição de competências para as crianças e vejo-o como uma invenção inovadora, pioneira em Portugal pois não tenho conhecimento da existência de outro jogo com este propósito e destinado exclusivamente para a prevenção do bullying em contexto escolar.
Para a sustentabilidade desta iniciativa pretendo que o mesmo a partir da sua comercialização seja implementado pelo maior número de instituições escolares e particulares, tornando-se num guia de ação na prevenção desta problemática.
Para uma apresentação em pormenor e divulgação do projeto ao país e ao mundo para além da apresentação nos meios de comunicação social (televisão e jornais) criei o recente blog apelidado de prevenção bullying: http://prevencaobullying.blogs.sapo.pt/.
A realização deste projeto em muito se fica a dever a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para que o mesmo fosse possível. Não poderia portanto deixar de agradecer: ao programador Filipe Duarte; à técnica de animação e produção artística: Helena Ivânia; às crianças: Eliene; Tatiana; Tiago; Tomás; Helena; Afonso; ao meu orientador de mestrado Dr. Ribeiro Alves; aos professores de 1º e 2º Ciclo e à Cidália Vaz.
 Cátia Vaz
08-09-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário