quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“As correntes teóricas da educação social”

“As correntes teóricas da educação social”

Na Educação Social, existem diversas correntes, correntes essas que são a forma ideologica ou teorica de exercicio de actividade por parte de grupos de educadores.
Sendo as grandes correntes sistemas de referencia, no qual cada Educador faz a sua opção, constituindo assim o seu sistema de orientação profissional, desenvolvendo tambem competencias, conceitos, finalidades, principios e praticas mais usuais na educação.
As variadas correntes da Educação Social são:

- Pedagogias Tradicionais, surgiram no Séc. XIX, é caracterizada pela utilização de métodos denominados repressivos, no qual o isolamento faz parte do proprio sistema disciplinar. As crianças e jovens eram separados em diferentes grupos, conforme as medidas disciplinares aplicadas. Em função do esforço ou nao existem recompensas e castigos, os educadores atraves desta pedagogia, transmitem assim aspectos fundamentais como valores e conhecimentos, a relação de pares era alargada e priviligiada educador- educando.
- Pedagogias Novas, surgiram nos anos quarenta e cinquenta. As crianças e jovens com dificuldades são vistos de uma perspectiva diferentes. O trabalho com estas crianças adquire uma dimensão mais alargada, mais social bem como novos metodos no trabalho com jovens.
- Sistema Sociopedagógicos, dá-se voz aos direitos das crianças, a criança e o jovem são vistos de uma perspectiva pedagógica diferente na qual se dá importância a uma educação social mais globalizante. Surgem as “repúblicas e aldeias” onde são discutidos assuntos da actualidade. Dá-se importância às actividades sociais e ao humanismo, defendem-se ideias democráticas.
- Pedagogia de Inspiração Psicanalítica, em início no séc. XX, principalmente na Alemanha e na Áustria. A maior preocupação é em trabalhar com jovens abandonados e delinquentes. A sua atenção centra-se na criança e na comunidade educativa, valorizando assim o inconsciente da criança, com inspiração em Freud entretanto na América surgem instituições onde são acolhidas crianças com dificuldades variadas; de relacionamento, de aprendizagem e abandonadas, onde lhes é ensinada a vivência quotidiana. O educador tem um papel activo e psicoterapêutico.
- Pedagogias de Inspiração Libertária, surge nos anos 30, esta corrente tem como ideia principal a liberdade na educação integral, acreditando-se então que a ciança é “naturalmente boa”, as pedagogias de inspiração libertária contestam o autoritarismo e a repressão. Estas ideias reflectem-se não só na educação mas na prática em áreas da psicologia e da vida social. 
- Pedagogia e Psicoterapia Institucional, surge em França após o movimento da “resistência”, ao depararem com crianças e adultos com problemas mentais, surgem instituições (psiquiatria) que se preocupam exclusivamente com essa problemática. A educação articula com agentes de acção educativa, tais como cooperativas que acolhem também crianças com dificuldades.
- Desinstitucionalização e Antipsiquiatria, surge em Itália nos anos sessenta e mais tarde em França na década de setenta. Procuram um meio social que seja favorável à integração da criança e jovem com doença mental. Sendo contra a institucionalização dos mesmos, são contra a clausura desses jovens e crianças incentivando a integração em meio sociais e culturais.
- Pedagogia da Inspiração Comportamentalista, baseia-se na teoria de Pavlov e Watson sobre o behaviorismo. Por oposição à psicanálise trabalhava-se a aprendizagem baseando-se na observação directa dos comportamentos utilizando o reforço ou castigo conforme a atitude tomada ou pretendida. É uma corrente com aspectos semelhantes ao da corrente tradicional, tendo sempre em conta que o educador está perante comportamentos individuais e colectivos.
           - Dos cuidados maternais à comunidade terapeutica, acredita-se que crianças institucionalizadas até aos tres anos de idade, e no qual se encontram privadas do seu seio familiar, seja possivel criar uma pedagogia que proporcione á criança experiencias de vida favoraveis ao seu plano de desenvolvimento.

Depois da abordagem efectuada a cada uma das correntes teoricas da Educação Social, a minha reflexão pessoal é que, entre todas as correntes existe uma ligação por parte dos métodos aplicados.
E é cada vez mais vantajoso e necessario o trabalho em equipa e trabalhar em rede, no qual permite distribuir a responsabilidade por todos os elementos de equipa, permite tambem lidar com novos desafios e objectivos, contrubuindo assim para uma maior eficacia da organização e resultados, faculta tambem um enriquecimento pessoal atraves de troca de ideias e de experiencia, fomentando desta forma o espirito de entre-ajuda por se gerer relações de confiança, flexibilidade e desenvolvimento de objectivos e expectativas.
Trabalhando desta forma cada um na sua area de formação profissional e pessoal mas para os mesmos objectivos.
O trabalho do educador social tambem vai sendo enriquecido á medida em que surgem novas correntes, uma vez que enquanto mediador activo entre o publico alvo e os agentes de socialização, como a familia, a escola, os grupos de pares, é assim cada vez mais estimulado para aquisição de novas competencias, e como modelo de referencia ser transmitido e ensinado á população alvo.

AUTORA: Sandra Afonso
sandra.a.granjo@gmail.com

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