segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma área de intervenção: Gabinetes de Apoio à Família!


Uma área de intervenção: Gabinetes de Apoio à Família!

Em continuidade ao artigo anterior, no qual reforcei a importância da profissão do educador social, será também relevante abordar as várias áreas em que pode trabalhar. O educador social é um profissional que tem uma caraterística muito particular, a polivalência, o que lhe permite atuar em diversos contextos. Os gabinetes de apoio à família fazem parte desse contexto, pois correspondem a uma resposta social que tem como principal objetivo realizar um atendimento e acompanhamento psicossocial a toda a comunidade. Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar (educador social, psicólogo, assistente social, dependendo do local onde se insere) que dá resposta à comunidade em várias vertentes, podendo estar presente em instituições, escolas ou juntas de freguesia, focando-se nas necessidades específicas de cada local.

O educador social atua junto das famílias, trabalhando inicialmente numa relação de confiança para que os resultados de intervenção sejam positivos, ou seja cria e estabelece uma relação de empatia entre a família e a criança. Este profissional trabalha assim, em conjunto com a família, de forma a encontrar estratégias positivas na relação das problemáticas existentes e nas diversas situações. Sendo esses contextos complexos, cabe ao educador social intervir em diferentes sentidos, sendo estes: a prevenção e intervenção em casos de violência doméstica; a proteção da família e da criança; a carência económica; os problemas familiares internos que comprometam o bem-estar físico e psicológico das crianças e dos familiares; o insucesso escolar, entre outros.

Com base no vasto número de casos problemáticos existentes numa determinada comunidade, não há uma receita que beneficie todas as pessoas, todavia o educador social adapta as estratégias e as intervenções a cada história de vida, dependendo de cada situação. O educador social é um elemento indispensável nos gabinetes de apoio à família, pois trabalha com as famílias, colaborando assim na melhoria da qualidade de educação, nunca deixando de acreditar em cada pessoa, tendo em conta que tudo é possível com trabalho e dedicação. Desta forma, o educador social é sem dúvida um profissional que “veste a camisola” e trabalha em parceria com outros profissionais para responder às necessidades da comunidade, através da partilha de experiências e conhecimentos de cada um.

Susana Laranjeiro Henriques

(Licenciada em Educação Social)

Sem comentários:

Enviar um comentário