sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O conhecimento Cientifico

O conhecimento Cientifico
     O conhecimento científico é obtido de um modo racional e mediante a aplicação de procedimentos rigorosos, modelos e técnicas. É transmitida por intermédio de treino, segundo um modelo próprio e conduz á verdade. O conhecimento científico racionaliza a experiência, em vez de se limitar a descrevê-la, a ciência dá conta dos factos, não os inventariando, mas explicando-os por meio de hipóteses em particular, enunciados e leis e sistemas de hipóteses teorias.
     O conhecimento científico caracteriza-se por ser, claro e preciso, os seus problemas são distintos, os seus resultados são claros, é comunicável. A linguagem científica comunica informações a quem quer que tenha sido preparado para o entender, é verificável, deve passar pelo exame da experiência.
     Para explicar um conjunto de fenómenos, o cientista inventa conjecturas fundadas de algum modo no saber adquirido. As suas suposições podem ser cautelosas ou ousadas, caracterizam-se por simples ou complexas, em todo o caso, devem pôr-se à prova, logo são observacional ou experimental, é também sistemático ou seja um sistema de ideias ligadas logicamente entre si.
     Todo o sistema de ideias, caracterizado por um certo conjunto básico, mas refutável de hipóteses peculiares, e que procura adequar-se a uma classe de factos, logo é uma teoria.
     É ainda geral, situa os factos singulares em hipóteses gerais, os enunciados particulares em esquemas amplos.
     Um dos autores que defende o uso da expressão conhecimento científico bem como o conjunto de fenómenos é Pedro Demo (2000). Ele acredita que o termo ciência traz consigo uma superioridade conferida ao longo dos séculos e uma pretensão de neutralidade difícil de sustentar.
     “Embora mantenhamos o termo ciência nas áreas sociais e humanas, persiste a expectativa de que seu uso mais correcto ocorre apenas nos ramos que possibilitam utilização concentrada de procedimentos matemáticos e empíricos, que seriam, ademais, garantias de objectividade e neutralidade.” (Demo, 2000: 19)
     Assim sendo, o cientista ocupa-se do facto singular, na medida em que este é membro de uma classe, ou caso de uma lei, mais ainda, pressupõe que todo o facto é classificável, o que ignora o facto isolado legislador. Busca leis da natureza e da cultura e aplica-as.
     O conhecimento científico insere os factos singulares em regras gerais chamadas "leis naturais" ou "leis sociais". Por detrás da fluência ou da desordem das aparências, a ciência factual descobre os elementos regulares da estrutura e do processo do ser e do devir.
Bibliografia:
 Demo, P. (2000). Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Editora Atlas.
Autora: Sandra Afonso
sandra.a.granjo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário